sábado, 30 de outubro de 2010

Perdoar sem esquecer, possível?

Há quem diga que não é possível perdoar uma ofensa sem esquecê-la? Mas e como ficaria a situação de pessoas que têm uma memória muito boa?

Particularmente, acredito que não há impedimentos em se poder perdoar, sem contudo esquecer o episódio. Tem fatos que naturalmente marcam as nossas vidas e jamais os esquecemos.

Por esse motivo, acredito que seja possível haver perdão sincero, sem porém, a vítima esquecer do que se passou. Não quero dizer com isso que o ofendido ficará relembrando propositadamente o fato, mas que apenas não pode conscientemente apagar coisas de sua memória como se esta fosse um mero aplicativo de computador.

Na verdade, o interessante nisso e onde queria chegar é que devemos perdoar com sinceridade e procurar não relembrar as ofensas passadas, entretanto, não devemos esquecer das experiências e dos ensinamentos que tais comportamentos nos proporcionaram. Ou seja, sintetizando: perdoe, e procure não lembrar mais da ofensa, mas não esqueça da lição que aquela afronta lhe ensinou, para não cair no mesmo erro duas vezes.

"Esqueça os tempos de aflição, mas nunca esqueça o que eles lhe ensinaram". (Herbert Spencer Gasser).

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...