quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quase preso por crime de "analfabetismo político"!


Nesse semestre estou estudando Direito Eleitoral. Meu professor é Dr. Horácio, atual Juiz do Tribunal do Júri da Comarca de Campina Grande. Mas, como todo juiz de 3ª entrância já passou, necessariamente pelas 1ª e 2ª entrâncias, Dr. Horácio tem muita história sobre "eleições" no currículo para contar a nós alunos.

Na penúltima aula, na quarta que antecedeu as eleições, em sala, comentávamos sobre os crimes eleitorais e como, no interior, as coisas se intensificam por causa da "desinformação" das pessoas. Não sabia eu, que, quatro dias depois, seria eu mais um alvo dessas invenções, que no interior o pessoal inventa.

Eu estava na fila da seção onde voto, quando um oficial de justiça começa a arrancar os adesivos colados nas portas e janelas das casas próximas da seção. Ato contínuo, ele segue para "inspecionar a fila. Na verdade, ainda não sei que função, legalmente, ele exercia ali, pois ele não era fiscal, nem presidente, secretário ou mesário, nem juiz de direito, nem policial. 

Ao fiscalizar as filas, ele começa a dizer as pessoas para tirarem os adesivos, pois não era permitido votar com adesivo, segundo ele. Ao se aproximar de mim, ele diz o mesmo, já que eu estava com um adesivo de Marina Silva. 

Ele disse: - Tire o adesivo porque você não pode votar com adesivo.

Eu: - Tiro não, eu posso e vou votar com esse adesivo.

Ele: - Tire, porque é ordem da Juíza, ninguém pode votar usando adesivo.

Eu: - Tiro nada, não tem que me faça tirar, eu conheço a legislação eleitoral e estudei isso quarta-feira, eu posso usar adesivo, broche, bandeira, camisa, só não posso me manifestar de forma não-silenciosa, mas a manifestação silenciosa é permitida!

Ele: - Mas é ordem da Juíza.

Meu tio: - Tira Diego, tira, é melhor, vamos fazer confusão não (morrendo de medo de eu ser preso).

Eu: - Eu não sou um leigo não meu senhor, eu sei que posso votar com adesivo, é lei, agora se a Doutora Juíza estiver acima da lei e do TSE eu tiro, chame ela...

Ele: - Eu vou chamar a Juíza então...

A Juíza se quer se deu ao trabalho e vir, me deu razão, e ele ainda teve que vir se desculpar comigo. Moral da história: Nunca tente se dar bem às custas de um estudante de direito. Hehehe.

Assim, vivi na pele as lendas que em sala de aula se contam sobre as normas bizarras que o povo aceita no período eleitoral, por falta de conhecimento, por isso é importante se informar sempre, não só sobre isso, mas sobre tudo na vida, para não ser facilmente enganado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...