sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que é o twitter?

Afinal de contas, o que é o twitter?

O twitter é uma rede social, podendo ser definido também como uma espécie de miniblog, onde cada postagem só pode ter no máximo 140 toques. É onde você expressa seus pensamentos e fatos que vivenciou, posta informações e tudo mais que desejar.

Como funciona o twitter?

Ao criar uma conta no twitter, você poderá postar suas frases, poderá seguir pessoas e ser seguido por pessoas.

Na sua página inicial, a Home, você poderá escrever o que desejar na caixa de texto, no limite de 140 caracteres. Toda vez que escrever algo, o que você mesmo escreveu aparecerá na sua própria página, como se tivesse escrevendo num blog. Você posta uma frase e ela aparece abaixo da caixa de texto, a seguinte também, abaixo da caixa de texto e acima da anterior, sempre em ordem decrescente, com a mais recente no topo da página, logo abaixo apenas da caixa de texto.

Você poderá seguir pessoas, para isso poderá pesquisá-las se utilizando da caixa de pesquisa no topo da página. Quando você segue alguém, automaticamente tudo que ela escrever no twitter dela, aparecerá no seu twitter também, automaticamente.

Você poderá ser seguido por outros usuários. Ao ser seguido, quando você escrever alguma coisa, sua postagem aparecerá na sua própria página e também na de todos aqueles que te seguirem.

No menu superior, onde fica a caixa de pesquisa, você encontrará também as opções "Home, Profile e Messages". Clicando em home, você estará em sua página inicial; em profile, você visualizará apenas os seus próprios tweets (postagens); em messages você poderá ver se alguém deixou uma Direct Message para você, caso tenha aceitado a opção de recebê-las quando de sua inscrição na rede social. As direct messages são vistas apenas por você e por quem as mandou.

Para direcionar uma frase diretamente para alguém, mesmo que essa pessoa não seja seguidora sua, você deverá escrever "@ + nome do usuário", e a mensagem poderá ser vista pelo usuário de destino. Por exemplo, para mandar uma mensagem para mim você deve digitar "@Diegowsb", digitar o texto e enviar, clicando no botão "Tweet". É importante lembrar que mesmo sendo direcionadas a uma pessoa em específico, tais tweets são visualizados normalmente por todos os seus seguidores. Para mandar uma mensagem privada, você deverá fazer via direct message.

Numa guia abaixo da caix de texto existem ainda as opções "Timeline, @Mentions, Retweets e outros". Na timeline você visualizará sua página normalmente, com seus tweetes e daqueles que você segue. Na guia @Mentions você poderá visualizar os tweetes direcionados ou que citem você. Na guia Retweets você poderá ver todos os retweets relativos à sua página.

Abaixo de cada frase de quem você segue, você visualizara ainda as opções "Favorite, Retweet e Reply". Favorite serve para que você marque a frase como favorita. Retweet serve para você retransmitir a mensagem para seus seguidores, de modo que o autor da frase aparecerá na página daqueles que te seguem, pelo fato de a frase dele ter sido Retweetada, isto é, retransmitida.

As configurações podem ser alteradas clicando-se na seta ao lado de seu nome de usuário no lado direito superior da tela, na mesma linha em que se encontram a Home, Profile e Message. O nome de quem te segue é "Followers" (seguidores) e o nome de quem você segue é "Following".

Para seguir alguém, basta clicar no botão verde que aparece abaixo da foto do usuário, com o nome "Follow". Para deixar de seguir alguém, basta ir na opção following, do lado direito da tela, clicar, e ao encontrar a pessoa desejada clicar no botão "Unfollow".

Uma dica valiosa que você deve saber é que você não precisa ter um perfil no twitter para poder visualizar os tweets de alguém, você pode acompanhar as frases de um usuário do twitter apenas digitando o endereço do site, seguido de "/#!/nomedeusuário". Exemplo: http://twitter.com/#!/Diegowsb.

Para me seguir ou visualizar meus tweets acesse o link acima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...