terça-feira, 9 de novembro de 2010

Exame da OAB com três fases!

Não, o exame da OAB não passará a ter três fases, porém eu vos afirmo que ele já possui três fases. As mais comumente conhecidas são a fase da prova objetiva (a primeira), com 100 questões sobre as principais disciplinas e assuntos do curso, seguida pela fase da redação de uma peça jurídica e mais 5 questões abertas para serem respondidas.

Mas o exame da Ordem não se limita a apenas estas duas fases, há ainda uma fase que geralmente passa despercebida por aqueles que por ela conseguem "passar". Visualizo então, três fases, onde cada uma delas elimina uma porcentagem de pessoas. Em minha concepção, a primeira fase seria a "prova do bolso" onde há uma avaliação financeira, onde verifica-se se o candidato trabalha e ganha bem, ou tem pais que podem tirar R$ 200,00 de suas rendas sem muitos prejuízos, o que mede também se você é de uma família "nobre". Assim, nessa fase, os menos favorecidos financeiramente são eliminados de cara.

É absurdo, uma prova de caráter regulamentador de uma profissão ter uma inscrição mais cara do que a maioria esmagadora dos concursos! Esses administradores do Exame deviam repensar naqueles que não são tão abastados, nem filhos de advogados, juízes ou promotores, nem vem da classe média alta, mais que se esforçam para atingir seus objetivos, deveriam lembrar que nem todos os grandes advogados de sucesso começaram sua carreira porque tinham ótimas condições financeiras ou eram ricos. Há os que começam de baixo e sobem na vida, através de muito esforço, suor e sofrimento. 

Essa seria então a primeira fase do Exame da Ordem, as duas seguintes são as citadas no início do texto. Assim, como medida de justiça e atendendo aos reclames da democracia, o Exame de Ordem devia ser mais flexível quanto à isenção da taxa de inscrição com aqueles que realmente necessitam. Não digo para "se escancarar" as possibilidades dessa isenção sem nenhum tipo de fiscalização, mas, afirmo que deveriam ser criados mecanismos mais inteligentes e que garantissem um acesso justo e democrático a todos aqueles que pretendem seguir essa nobre brilhante carreira chamada de "advocacia", a qual pretendo seguir (pelo menos por um tempo).

Deixo registrada assim, minha humilde sugestão, pois penso que a justiça deve existir do início, quando se começa a carreira, talvez seja por isso, que haja tantos advogados corruptos que tem sujado a tão sublime imagem da advocacia, por lhes faltar a noção verdadeira do que é realmente "justiça".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...