sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Operação de Guerra no Rio de Janeiro

Recentemente temos tomado conhecimento dessa grande operação policial que esta acontecendo no Rio de Janeiro, atitude louvável já que é assim que o Estado deve se posicionar frente a qualquer inimigo que ameace a ordem pública, a paz social e o Estado Democrático de Direito.

Trata-se de uma ação da polícia que visa reprimir os ataques e a violência praticadas no Rio pelos traficantes.

O Estado deveria agir assim sempre, não só no Rio, mas em todos os estados, demonstrando e fazendo valer sua soberania. Deveria ser mais rígido com todos aqueles que desafiam a ordem constitucional imposta e nossas leis, remetendo tal posicionamento também às demais áreas do direito, como a cível, onde o poder privado impera. Refiro-me à desobediência ousada e explícita que as grandes empresas cometem, rasgando nossas leis e nosso Código de Defesa do Consumidor ao descumprir todas as normas que lhe são impostas sem sofrerem nenhuma punição, sobretudo quando se trata de empresas de telefonia. 

Críticas a outros temas à parte, quero atentar para um fato curioso, quando não impensado, referente às notícias relativas à recente grande operação policial no Rio de Janeiro. É que não compreendo como podem líderes da esfera policial dar entrevistas ao vivo dando detalhes explícitos do modo e forma como irão proceder para combater os bandidos. Para mim é um tanto ilógico falar sobre tudo que irá acontecer, a forma como irão proceder, os lugares específicos, as armas utilizadas, como se os alvos da operação não tivessem acesso a essas informações.

É no mínimo muita ingenuidade dos brasileiros ou uma tática que desconheço, afinal não sou da área policial. A polícia esclarece tudo antes de realizar a operação, avisando os próprios traficantes, não diretamente, mas indiretamente, inconscientemente. E além disso, quem garante que não existem pessoas corruptas entre os repórteres, entre a mídia? 

Avisando assim, antecipadamente, tudo que irão fazer, por mais que estejam cercados, os bandidos terão a oportunidade de planejar sua defesa. Podem avaliar e estudar suas opções. Informações à mídia deveriam ser apenas de caráter genérico, não tão específicas. De uma hora para outra se fazem coletivas de imprensa e policiais passam de servidores públicos a celebridades. Até que ponto isso não atrapalha as operações e a própria concentração e foco dos agentes?

Realmente não compreendo, e penso que o sucesso da operação estaria garantido e seria mais eficiente se a polícia parasse de avisar sobre todos os seus atos. Todos estes deveriam ser sigilosos. Em que pesem as críticas à atuação do Serviço Secreto americano, provavelmente você nunca tomou conhecimento de que em suas operações de sucesso, os alvos deles tivessem sido avisados anteriormente sobre tudo o que eles iriam fazer, inclusive sobre a forma como iriam agir.A mídia, a população, tomariam conhecimento pós-fato, afinal o importante é o sucesso da operação. Em síntese, o que penso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...