segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Organismo Inteligente


É interessante como o ser humano com o passar dos anos perdeu a capacidade de pensar.

Me pergunto hoje em dia se um grupo de pessoas fosse deixado numa ilha deserta sem nenhum objeto industrializado se conseguiriam sobreviver e se teriam criatividade para inventar coisas.

Parece-me que hoje, o conhecimento está tão fácil, tão acessível que as pessoas deixaram de raciocinar, já que tem tudo pronto ao alcance de suas mãos, olhos, mentes.

O homem criou a medicina, mas parece ter esquecido que nosso corpo é inteligente. Nos diz exatamente o que fazer e automaticamente nos guia a uma solução quando precisamos, na maioria das vezes. Não precisei estudar ou pesquisar para descobrir aquilo que me causa enxaqueca e o que fazer para evitá-la. Não precisei estudar fisioterapia para descobrir posições ideais para dormir sem ficar com dor na coluna no outro dia. Mas, descobri que tudo que eu fazia, estava sendo indicado em programas na TV. Algo que eu já havia descoberto, estava sendo ensinado em programas televisivos.

A medicina é feita de descobertas e nosso corpo é agente ativo nisso. Porém nem sempre a medicina acerta, e nem tudo que serve para a maioria das pessoas servirá para uma outra pessoa, há casos específicos em que não se pode aplicar a medicina, há exceções também nas "normas medicinais" ou indicações dela.

Observe os animais, ninguém os diz o que fazer nem o que tomar para sobreviver, e eles sobrevivem naturalmente em seus ambientes. Ninguém recomenda caprinos a comerem duas colheres de sal por dia, entretanto elas obedecendo seus instintos, o consomem.

É interessante que com o ser humano também acontece assim, mas é normal se dar mais ouvido àquilo que já foi descoberto pela medicina do que aos instintos de seu organismo, que o conhece melhor do que ninguém. E essa obediência categórica à medicina nem sempre faz bem.

Observo que sempre que consumo algo doce, meu organismo automaticamente pede algo salgado e vice-versa. Não aprendi isso numa escola, nem na faculdade, nem em livro ou pesquisas, é extinto.

Há muita gente também que adoece em razão de sua vida emocional, daí a existência de tantas doenças psicossomáticas nos tempos atuais.

Desse modo podemos perceber que a natureza e nosso próprio organismo tem a solução para praticamente tudo que necessitamos. Por isso, seria interessante observar mais as dicas de seu organismo sobre o funcionamento de seu próprio corpo. Não sou médico, nem profissional da área de saúde, mas um ser pensante que descobre mais coisas por si mesmo do que através do conhecimento alheio.

E por falar em organismo, instinto e males, aí vai uma dica muito boa da qual tomei conhecimento e acredito ser verdadeira. Naturalmente tomo bastante água por dia, porque sinto vontade, não por indicação da medicina, inclusive a tomo antes de comer, sempre que tenho vontade, e tomei conhecimento da existência de uma dieta excelente e natural para quem vive desesperadamente tentando emagrecer, é bem simples: tomar dois copos de água antes de cada refeição. Deve funcionar, afinal, muitas vezes bebo água (não dois copos, menos) antes das refeições e até hoje não engordei, por isso, fica a indicação. Se não servir para emagrecer, engordar que não vai, além do fato de que água não tem contra-indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...