quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Qual o menor formato de vídeo?

Não sou especialista em sistema de informações, nem tampouco em programas ou aplicativos de computador, mas sou usuário e isso também é válido.

E na tentativa de descobrir qual o menor formato de arquivo de vídeo, após vários testes, descobri por experiência própria que "3GPP" é o menor formato de vídeo existente (entre os que conheço).

E, como bom amigo, compartilho com vocês a informação para não precisarem ter que, assim como eu, sair testando todos os formatos conhecidos até saber qual é o menor.

O formato 3GPP ainda nos permite duas opções: o tamanho "small" (pequeno) e o "large" (grande), mas a diferença entre ambos em se tratando de espaço a ser ocupado na memória é pequena, algo em torno de 2, 3MB, assim é mais vantajoso o tamanho "3GPP large" pois na reprodução, o vídeo aparece grande na tela, ao contrário do formato small, onde o vídeo reproduzido é em tamanho reduzido.

É interessante essa conversão para fazer uploads de grandes arquivos para sites ou dispositivos móveis. Se reduz bastante, por exemplo do formato AVI para o 3GPP, podendo haver uma redução de até 90% do tamanho do original arquivo.

Para fazer essa conversão existem programas bons que podem ser encontrados no "baixaki". Utilizo o "aTube", serve para baixar vídeos também. Para converter vídeos nele, basta, após abrir o programa, clicar na guia "video converter" e arrastar o arquivo a ser convertido de formato, escolhendo na opção "perfil de saída" o formato final pretendido para o vídeo! Moleza.

13 comentários:

  1. lembre-se que quando voce converte um video de avi para 3gpp por exemplo ele perde muito de sua qualidade, e se voce precisar converter de volta para avi o video terá uma qualidade muito ruim

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Por isso, mantenha sempre uma cópia de seu vídeo no formato antigo para eventual necessidade. O formato 3GPP é ótimo para colocar vídeos em celulares e similares, que dispõem de pouca memória.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica,tava atrás exatamente disso

    ResponderExcluir
  4. Ótimo artigo, descomplicado. Obrigado pela importante informação. Quem gosta de ajudar é assim mesmo: Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Ajudar pra mim é gratificante e prazeroso. Na medida do possível, quero e tento ajudar os iguais. Um abraço!

      Excluir
  5. Eu uso o a tube catcher gosto de converter vídeos mas se for converter para 3gp a qualidade ficá péssima não vale a pena

    ResponderExcluir
  6. Eu uso o a tube catcher gosto de converter vídeos mas se for converter para 3gp a qualidade ficá péssima não vale a pena

    ResponderExcluir
  7. Eu uso o a tube catcher gosto de converter vídeos mas se for converter para 3gp a qualidade ficá péssima não vale a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é o menor formato de vídeo, como afirma a postagem, porém não é o melhor, como se poderia presumir. Mas tem outros formatos tbm que diminuem bastante o tamanho dos arquivos, basta testar e ver o que melhor reúne as características compacto e de boa qualidade.

      Excluir

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...