quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DONS ESPIRITUAIS, SINÔNIMO DE SANTIDADE?

Afinal de contas, dons espirituais são sinônimo de santidade?

A Bíblia afirma que o povo, em muitos casos, perece por falta de conhecimento. Os dons espirituais é um assunto bastante delicado de ser tratado, entretanto, Paulo, escrevendo aos Coríntios nos deixou importantes ensinamentos sobre eles.

Antes de mais nada, é necessário citar quais são os dons espirituais, a saber: "Palavra da Sabedoria, Palavra da Ciência, Fé, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, Discernimento de Espíritos, Variedade de Espíritos e Interpretação de Línguas". (1 Coríntios 12.8-10).

Os dons espirituais são dádivas, presentes de Deus para seus filhos, e tendo por objetivo auxiliarem na propagação da mensagem do Evangelho. Há uma função, uma finalidade, os dons não são meramente "decorativos" no ser humano. 

Devemos lembrar também que, ao contrário do que afirmam alguns, os dons espirituais são plenamente atuais, isto é, existem em nossos dias, estão cada vez mais raros, sim, admito, mas ainda existem. O problema é que as pessoas não os buscam mais, o que é lamentável, porém, cumprimento das profecias bíblicas acerca do esfriamento espiritual do povo.

Entretanto, algo que devemos saber a respeito dos dons é que eles não são sinônimo de santidade. Devemos os buscar, devemos procurar tê-los e usá-los, bem como devemos buscar cada dia mais intimidade com Deus. Mas o fato de alguém ter um dom espiritual não significa que ela tenha uma vida de retidão diante de Deus.

Deus concede os dons como presentes, ferramentas para sua obra, por isso, mesmo sem merecermos, Deus pode nos concedê-los e usar aquelas pessoas que em seu dia-a-dia nem são tão piedosas. Sabe por quê? Porque os dons não representam intimidade com Deus.

O essencial mesmo é o fruto do Espírito, pois os dons nem todos tem, mas esse, todos devem ter, pois a vara que não frutificar será lançada fora, no fogo. O fruto, descrito em Gálatas 5.22, é composto por amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança.

O fruto parte de nós para Deus, ao contrário dos dons, que partem de Deus, como presente imerecido, para nós, por sua infinita misericórdia. Por isso, a partir de hoje não associe uma pessoa com dons espirituais a uma pessoa que frutifica automaticamente, pois essa pessoa pode estar longe ainda de estar apta a dar frutos.

Claro que se uma pessoa busca e tem dons, há grandes chances de ela ter intimidade com Deus e consequentemente uma vida piedosa, mas isso não é regra. Há os que são espirituais, frutificando e sendo usados por Deus. Mas há os que mesmo sendo usados por Deus, não frutificam, e isso é uma realidade em nosso dias.

A Bíblia afirma que muitos dirão naquele dia "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?" (Mateus 7.22). Ao que lhes reponderá Jesus: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7:23).

Por isso, devemos buscar os dons espirituais, mas muito mais, o fruto do Espírito, através do qual somos conhecidos, pois os dons cessarão, mas o amor não cessará, mas permanecerá, pois é da essência de Deus. O ideal é que tenhamos fruto e dons, mas na impossibilidade de ter ambos, escolha frutificar!

E lembre-se: dom espiritual não é sinônimo de santidade, nem de piedade, pois muitos dirão Senhor, Senhor, mas não entrarão no Reino dos Céus, porque usavam os dons pra sua vanglória e não possuíram o fruto!

Graça e paz vos sejam multiplicadas da parte de Deus, nosso Pai. Abraços.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUANDO DEUS MANDA...

Conta-se que certa feita uma irmãzinha (protestante) estava passando por intensas necessidades financeiras e por isso, clamava a Deus em voz alta em sua sala, de modo que era escutada por quem passe pela rua.

E durante uma dessas suas orações, um macumbeiro ouviu suas súplicas a Deus por alimento e pensou consigo: "Vou enganar a pobre coitada dessa crente, pra ela ver quem é que pode mais, se é o Deus dela ou o meu!"

Relata-se que ele era abastado financeiramente, e de pronto, envia empregados a um supermercado para fazerem uma grande feira. Eles enchem a caçamba de uma caminhonete com uma enorme feira completa e diversificada, suficiente para muitos dias e recebem a ordem do patrão para quando perguntados sobre quem mandou a feira responderem: "Foi o macumbeiro 'Fulano' quem mandou"!

Logo eles chegam à casa da irmãzinha e batem na porta. Ela abre e surpresa recebe aqueles homens que estão descarregando aquela grande feira e agradece a Deus: "Obrigada Jesus, muito obrigada Senhor, por atender minhas orações!"

Os empregados do macumbeiro descarregam toda a feira e nada da senhora perguntar sobre quem mandou a feira, de sorte que já havendo terminado de entregar as mercadorias, um deles indaga: "A senhora não vai perguntar quem mandou essa feira?" E ela, sabiamente responde: "Não meu filho, precisa não, porque quando Deus manda, até o diabo obedece!"

A oração tem poder! A Rainha Elizabeth disse: "Tenho mais medo de um crente de joelhos do que de todo o Exército britânico!" A oração é a chave da vitória! Ore...

Como diz o pessoal por aí: "ora que melhora!" 

Paz seja contigo, abraço.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HONRANDO A DEUS APENAS COM OS LÁBIOS...


"Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim". (Mateus 15:7-8)

É lamentável observarmos os relatos bíblicos e vê-los acontecendo em nossos dias. Tudo isso demonstra a veracidade da Palavra de Deus. O que mais me entristece é que não vemos os milagres do tempo de Jesus acontecendo, porque a fé, o amor estão se tornando cada dia mais raros, entretanto, e para que se cumpra a Palavra de Deus, temos visto tanta hipocrisia no meio daqueles que deviam ser sal e luz.

Na época de Jesus já havia hipócritas. Eram pessoas que pregavam como as pessoas deviam agir, mas eles mesmo não seguiam as instruções que davam ao povo:
Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem... (Mateus 23:3).
Hoje não é diferente. Dentre milhares de cristãos hoje, somente alguns são verdadeiros servos. São pessoas que no agir estão mais intimas de Deus do que qualquer outro ser que possa existir, mas no se comportar revelam suas verdadeiras faces. 

Nos tempos de Jesus e logo após sua morte, ressurreição e ascensão também já havia esse tipo de pessoa. Ainda hoje eles se encontram em nosso meio, fariseus modernos. Pessoas que pregam para sua vanglória e não para a glória de Deus. Com esses, devemos ter cautela. Daí a importância dos dons espirituais também nos dias de hoje, sobretudo para o remanescente dos verdadeiros seguidores de Cristo, aqueles que teimam em imitá-lo em toda sua maneira de viver.

Imitar a Jesus é viver o que se prega e pregar o que se vive. É ser como Jesus em toda nossa maneira de ver as coisas, de se comportar e de se portar diante das mais diversas situações e adversidades. 

Vejo exemplos de pais que se dizem cristãos e fazem parte do ministério de Igrejas, mas que ensinam seus filhos a ficarem com as meninas desde muito cedo, e a bater nos colegas de classe caso seja mais forte do que eles. Parece mentira, mas há mais coisas por trás das pessoas com aparência de "piedosas" do que se pode imaginar. 

Todavia, como filhos de Deus não fomos chamados para apontar, para julgar, nem para condenar. Fomos chamados tão somente para levar a mensagem e o amor de Cristo às vidas. E, apesar de toda corrupção e hipocrisia no meio cristão, ainda existe os verdadeiros servos. 

É por isso, e por amor dos futuros verdadeiros filhos, que Deus ainda não exterminou a raça humana, nem permitiu que Jesus regressasse à Terra. Também é por isso que devemos continuar a fazer aquilo que nos foi proposto, e continuar nessa corrida até o Céu.

Quem disse que seria fácil? O caminho é estreito, a caminhada é longa. Mas Jesus está com você! Se você está passando por muitas adversidades, esse é o sinal de Deus te dizendo: Meu filho, Eu estou me agradando de você.

Não esqueça de que somos "bem-aventurados" quando sofremos todo tipo de injustiça e perseguições, pois Jesus também passou por todos esses momentos difíceis, mas venceu. E assim como Ele, nós também venceremos! Avante guerreiros!
Quem vencer, herdará todas as coisas;                                                e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 
(Apocalipse 21:7)
Que a graça e o amor de Cristo sejam contigo! Abraços.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL

Curiosidades e costumes de vários países.

No México, quem bota as mãos nos quadris está querendo briga. 

Já na Coréia, assoar o nariz na rua é falta grave. 

Aprenda aqui o que é gafe em alguns lugares do mundo.

À mesa, com toda a fineza. 

Ainda que o molho seja irresistível, não limpe o prato nos países árabes. É terrivelmente grave e grosseiro comer tudo o que for servido. 

Tampouco se atreva a limpar o molho do prato com um pãozinho, se estiver na Inglaterra. Ingleses detestam esses modos! 

Já no Japão, raspar o prato e lamber os beiços cai bem. O anfitrião (ou o vizinho da mesa) acha indelicado deixar um restinho. 

Na China, jantar é teste de resistência. Não há ofensa maior do que recusar comida – não importa o que seja. Engula!

Certas coisas proibidas em público.

Se você estiver na Coréia do Sul, não assoe o nariz na rua. Lá isso é considerado ofensa gravíssima! 

Não importa o quanto seja engraçada a piada que seu amigo contou. Jamais gargalhe nas ruas do Japão, principalmente se você for mulher (lembre-se que as japonesas sempre cobrem a boca para rir).

Veja lá o que você fala!

A menos que você seja um médico, jamais pergunte a um americano quanto ele pesa ou mede. É mais fácil ele contar algum segredo sujo do que revelar as medidas do corpo. 

Ao telefone, em todos os países da Europa, você diz seu nome antes de mais nada. Mesmo que a ligação seja só para pedir informações. 

Não elogie uma japonesa, nem que ela seja a musa dos seus sonhos. Ela vai achar que é falsidade.

Olhe a mão-boba.

Na Tailândia, é muito indelicado ficar conversando com alguém com as mãos nos bolsos. Deixe-as bem à vista, sempre. Também não coloque as mãos sobre as costas da cadeira na qual outra pessoa está sentada: para os tailandeses, isso é grave. 

Mão no bolso, no México, é coisa de grosso. E se um homem colocar as mãos nos quadris e olhar para você, está chamando para a briga.

A arte de presentear.

No Oriente, é fundamental dar ou receber presentes com as duas mãos. É sinal de apreço. Se você não for da Máfia, nunca dê um relógio para um chinês: significa que deseja a morte dele. Os chineses são mesmo cheios de dedos: antes de aceitar um presente eles recusam três vezes. Nem mais, nem menos.

Cada um no seu lugar.

Os americanos odeiam quem vai abrindo caminho no meio da multidão. Peça desculpas a cada empurrão inevitável. E olho no chão: americanos ficam muito, mas muito zangados, ao levar um pisão no pé. 

Quando você está em pé, conversando com alguém, é normal um coreano passar no meio. Dê um passo para trás, para dar passagem. Na Coréia, é falta de educação alguém dar a volta por trás de você.

BEIJO, ABRAÇO OU APERTO DE MÃO?

De braços bem abertos.

Não são todos os povos que se tocam com a naturalidade dos latinos, para quem o abraço é um cumprimento comum, muitas vezes acompanhado de mão no ombro e tapinhas nas costas. Nos Estados Unidos, só amigos íntimos se abraçam — algo que simplesmente não acontece entre homens nos países escandinavos.

Quanto mais dobrado, melhor.

Inclinar-se para a frente é a saudação tradicional entre japoneses, chineses e coreanos. Quanto maior o respeito, mais o corpo se dobra, numa curvatura que obedece também às hierarquias profissional e familiar. Apesar de apertarem a mão dos ocidentais, os orientais não se tocam entre si.

De mãos limpas.

Em sua origem, o tradicional aperto de mão servia para mostrar que se estava desarmado.Tornou-se o mais universal de todos os cumprimentos, tanto que pode ser usado sem medo até no Oriente, onde não faz parte da tradição. O importante é não apertar com força, o que eles interpretam como agressividade. Já no Ocidente, é a mão mole que pega mal. Principalmente na Europa, a etiqueta pede que o homem espere primeiro a mulher oferecer a mão. Nos países muçulmanos, isto não aconteceria: um homem jamais toca uma mulher em público.

Lábios no rosto... ou no ar.

Amigos russos se abraçam com força e se beijam, o que ocorre também entre gregos, turcos e marroquinos, com menos freqüência. No resto do planeta, o beijo entre homens não é bem visto, mas homens e mulheres trocam beijos com naturalidade também na França e na Itália. Nos outros países latinos, isso também acontece bastante — só que com um beijo simulado, no ar. Entre mulheres, o beijo é mais comum, não só entre as latinas, como no Leste Europeu. No Oriente, o beijo é um ato muito íntimo, jamais realizado em público.

Do coração à testa.

No Oriente Médio, principalmente nos países islâmicos, o cumprimento tradicional é feito só com a mão direita: toca-se o coração, depois a testa e, por último, faz-se um meneio no ar, para cima da cabeça. Os gestos são acompanhados das palavras que dão nome à saudação: salaam aleicum, ou "que a paz esteja com você".

Uma saudação divina.

Indianos e tailandeses cumprimentam-se curvando ligeiramente o corpo, com as mãos reunidas em prece na altura do peito. Essa reverência também serve como agradecimento ou pedido de desculpas e chama-se namastê — que, em sânscrito, quer dizer algo como "o divino em mim saúda o divino em ti".

Acesso em: 23 de setembro de 2011.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

O MAIS NOVO ADVOGADO DE CAMPINA GRANDE!


Esse é um momento muito especial e singular na minha vida. Confesso que estou com vontade de gritar aqui bem alto aqui para libertar toda essa alegria que nesse momento me invade!!

Para alguns, talvez seja insignificante, mas quem sabe da alegria de passar na OAB é quem já terminou o curso de Direito e sabe que se não passar nessa prova está impedido de advogar e está limitado profissionalmente.

Por isso, quero agradecer mais uma vez, a Deus, por essa tão grande vitória, por esse objetivo alcançado, por esse sonho conquistado. Sem Ele eu nada seria...

As dificuldades foram muitas, os obstáculos foram diversos e grandes, mas graças ao meu Deus, superei todos!

Agradeço também a todos que direta ou indiretamente contribuíram para minha vitória, sejam dando apoio moral, em oração, enfim, agradeço a todos vocês!

Nesse momento estou sem palavras. É uma sensação única, de objetivo atingido, de sonho alcançado. A sensação agora é de que todos os meus demais sonhos são alcançáveis. Tudo que antes parecia inatingível ou impossível, depois da conquista da Carteira da OAB parecem atingíveis.

É como se viesse na mente: "ah, eu consegui passar na OAB, também consigo alcançar esse outro sonho! Isso é bom demais! Simplesmente "incomparável".

A todos, o meu MUITO OBRIGADO!

OBRIGADO PAI!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CHAMADOS PARA CURAR!


A imagem acima nos mostra um hipopótamo ajudando/salvando um filhote de gnu e outro de zebra, na travessia do Rio Mara, no Quênia (África). Segundo as testemunhas do feito, a mãe gnu foi separada de seu filhote pela correnteza, que o arrastava rio abaixo, um lugar infestado de crocodilos. Menos de dez minutos depois, um filhote de zebra também tentava, com dificuldade, atravessar o rio, mas graças ao instinto natural da bondade, foi auxiliado pelo hipopótamo.

Podemos observar, através dessa cena, a beleza da bondade na natureza. Assim como os animais possuem esse senso da bondade, o ser humano um dia já possuiu. Mas o diabo, origem de todo o mal, implantou o mal no coração humano, que teve sua natureza mudada a partir de então.

Mesmo aqueles que deviam "ajudar" tem sido ludibriados pelo inimigo, e tem ao invés disso, levado morte às pessoas. Não falo apenas de mortes físicas, mas mortes espirituais. Aqueles a quem Jesus chamou, deveriam viver como Cristo viveu, ou pelo menos tentar.

Infelizmente, não é isso que tem ocorrido. As pessoas quando veem outras pessoas doentes e precisando de ajuda, querem terminar de matá-las, por ser muito mais fácil do que estender-lhes a mão. Jesus fala em 1 Coríntios 13 sobre a excelência do amor. Mas a Bíblia também nos relata que nos últimos dias, o amor de quase todos, esfriará. É o que tem acontecido.

Jesus veio para libertar, para curar, para salvar. Quando Jesus via um endemoniado, ele não acusava a pessoa atormentada das piores coisas possíveis, ele a libertava. Quando Jesus viu a mulher do fluxo de sangue, não a desprezou, nem a rejeitou, mas a curou. Quando Jesus viu a mulher adúltera que os fariseus haviam trazido para apedrejar, Jesus não a condenou, mas a absolveu, a salvou, pois a missão de Jesus aqui na terra foi CURAR em todos os sentidos e aspectos possíveis.

Jesus veio como Advogado, mas hoje há muitos Juízes dentro das sinagogas, assim como na antiguidade, verdadeiros fariseus e saduceus. Pessoas que não pensam nem agem como Jesus, tampouco querem ser parecidos com Ele. 

Essas pessoas veem pessoas doentes espiritualmente, e sua reação é querer matá-las. Veem viciados na rua, e os acusam de toda sorte de maldade, condenando-os de pronto. Veem prostitutas e homossexuais e imediatamente os apedrejam e os condenam. São Juízes acima de Jesus. 

Mas essa não é a missão, nem a ordem dada por Jesus. Se você vê alguém doente espiritualmente, seja a mais vil pessoa, você não deve rejeitá-la, desprezá-la, ou nem condená-la, pois isso o mundo já se encarregou de fazer. Mas, como irmão de Jesus, sua missão é levar-lhes remédio, a cura, oferecer-lhes assistência espiritual, fortalecimento espiritual. VOCÊ FOI CHAMADO PARA CURAR!

Em Lucas 10 Jesus nos ensina como devemos agir em relação aos que precisam de ajuda. Devemos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. 

Jesus conta nesse capítulo, que em certa ocasião um homem ía de Jerusalém a Jericó e nesse iter foi roubado e espancada até ficar quase morto. Após isso passou um sacerdote, homem supostamente "piedoso", que agindo em contrário à sua própria missão, passou de largo e não o ajudou. Em seguida também um levita passou de largo, se ajudar o homem. Mas, finalmente passou um samaritano, que vendo o homem, moveu-se de íntima compaixão, fez-lhe curativos e lho levou até uma estalagem. Ordenou que tomasse conte dele, e pagou todas as despesas relativas aos gastos com o desconhecido ferido.

E Jesus nos pergunta, qual dos três foi o próximo do homem? E Jesus ainda hoje continua a te perguntar: Você tem sido próximo das pessoas doentes que ainda hoje estão caídas nas ruas, praças e esquinas da vida? Ou será que você tem estado do lado daqueles que veem prostitutas, drogados e homossexuais e passa de longe? 

Você tem sido próximo dos doentes de hoje ou tem, assim como o faz a sociedade, descriminado tais pessoas, acusando-as, insultando-as, zombando-as e condenando-as? Lembre-se que não adiante ter todos os dons espirituais, nem todo riqueza, nem fazer toda sorte de caridades, pois se não houver amor, é tudo INÚTIL!

Pratiquemos e voltemos a praticar o verdadeiro evangelho! Lembre-se sempre:

Você foi CHAMADO PARA CURAR!
"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?" Mateus 7.22.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3.11.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

É CORRETO O USO DE CAMISINHA ENTRE CRISTÃOS?


Sim, sem sombra de dúvidas é correto fazer uso da camisinha. 

Ela é bastante útil como mecanismo de prevenção de gravidez não planejada, bem como para evitar a transmissão de *DST’s. E aqui cabe abrir um parêntese: Obviamente um casal cristão legalmente casado e que tem uma vida sincera perante Deus, dificilmente adquirirá uma DST.

Contudo, nem tudo é perfeito, e sabemos que há casais compostos de um cônjuge cristão e outro não cristão, sem falar ainda nos que se dizem cristãos, porém, não comportam-se como tais, e assim, como no mundo existem traições, pode haver traição entre casais que vivem em jugo desigual (seja por conversão posterior ao casamento, seja por desvio do caminho). 

PORÉM, A QUESTÃO NÃO É O USO EM SI, MAS A OCASIÃO EM QUE VOCÊ A USARÁ! 

Lembre-se que, como cristãos, nós decidimos aceitar Jesus como nosso Salvador e obedecer seus mandamentos, dentre os quais, um deles diz respeito ao sexo antes do casamento, que, segundo a Bíblia, é pecado. Por isso, não há mal nenhum em si utilizar da camisinha no âmbito da relação sexual entre casados, pois não é pecado fazer sexo puramente por prazer. Até porque, como cristãos devemos planejar nossa família de acordo com a vontade de Deus, para não colocar pessoas no mundo sem ter condições de sustentá-las ou de garantir-lhes uma vida digna. 

Contudo, entre solteiros será ERRADO, já que, para começar, o solteiro nem deveria estar mantendo relação sexual antes do casamento. Veja bem, será errado, não pelo uso em si da camisinha, mas pelo fato de estar a pessoa praticando fornicação (sexo antes do casamento), prática condenada pela Bíblia, pois ninguém usaria camisinha se não estivesse praticando sexo. 

Espere em Deus, pois tudo no tempo certo e na hora certa é sempre melhor (Eclesiastes 3)!

*DST = Doenças Sexualmente Transmissíveis. 

domingo, 4 de setembro de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS DO ADVOGADO



1) ESTUDA - O Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás a cada dia um pouco menos advogado.

2) PENSA - O Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando. 

3) TRABALHA - A advocacia é uma árdua fadiga posta a serviço da justiça.

4) LUTA - Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito o direito e a justiça, luta pela justiça. 

5) SÊ LEAL - Leal para com o teu cliente, a quem não deves abandonar até que compreendas que é indigno de ti. Leal para com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que quanto ao direito, alguma outra vez, deve confiar no que tu lhe invocas.

6) TOLERA - Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.

7) TEM PACIÊNCIA - O tempo se vinga das coisas que se fazem sem a sua colaboração.

8) TEM FÉ - Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.

9) OLVIDA - A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, sobrevirá o dia em que a vida será impossível para ti. Concluído o combate, olvida tão prontamente tua vitória como tua derrota.

10) AMA A TUA PROFISSÃO - Trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres um honra para ti propor-lhe que se faça advogado.

Eduardo Juan Couture (1904 - 1956).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O FIM DOS ADVOGADOS!


O ano é 2.209 D.C. - ou seja, daqui a cento e noventa e oito anos - e uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:


– Vovô, por que o mundo está acabando?

A calma da pergunta revela a inocência da alma infante. E no mesmo tom vem a resposta:

– Porque não existem mais advogados, meu anjo.

– Advogados? Mas o que é isso? O que fazia um advogado?

O velho responde, então, que advogados eram homens e mulheres elegantes que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, lutavam pela justiça defendendo as pessoas e a sociedade.

– Eles defendiam as pessoas? Mas eles eram super-heróis?

– Sim. Mas eles não eram vistos assim. Seus próprios clientes muitas vezes não pagavam os seus honorários e ainda faziam piadas, dizendo que as cobras não picavam advogados por ética profissional.

– E como foi que eles desapareceram, vovô?

– Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, pois todo super-herói tem que enfrentar um supervilão, não é? No caso, para derrotar os advogados esse supervilão se valeu da "União" de três poderes. Por isso chamamos esse supervilão de "União".

Segundo o velho, por meio do primeiro poder, a União permitiu a criação de infinitos cursos de Direito no País inteiro, formando dezenas de milhares de profissionais a cada semestre, o que acabou com a qualidade do ensino e entupiu o mercado de bacharéis.

Com o segundo poder, a União criou leis que permitiam que as pessoas movessem processos judiciais sem a presença de um advogado, favorecendo a defesa de poderosos grupos econômicos e do Estado contra o cidadão leigo e ignorante. Por estarem acostumadas a ouvir piadas sobre como os advogados extorquiam seus clientes, as pessoas aplaudiram a iniciativa.

O terceiro poder foi mais cruel. Seus integrantes fixavam honorários irrisórios para os advogados, mesmo quando a lei estabelecia limite mínimo! Isso sem falar na compensação de honorários.

Mas o terceiro poder não durou muito tempo. Logo depois da criação do processo eletrônico, os computadores se tornaram tão poderosos que aprenderam a julgar os processos sozinhos. Foi o que se denominou de Justiça "self-service". Das decisões não cabiam recursos, já que um computador sempre confirmava a decisão do outro, pois todos obedeciam à mesma lógica.

O primeiro poder, então, absorveu o segundo, com a criação das ´medidas definitivas´, novo nome dado às ´medidas provisórias´ . Só quem poderia fazer alguma coisa eram os advogados, mas já era tarde demais. Estes estavam muito ocupados tentando sobreviver, dirigindo táxis e vendendo cosméticos. Sem advogados, a única forma de restaurar a democracia é por meio das armas.

Autoria Desconhecida

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...