domingo, 19 de fevereiro de 2012

QUE TAL PERDER UM LIVRO?

Que tal perder um livro? Essa foi a ideia de Ron Hornbaker para fazer do mundo uma biblioteca mundial! Consiste praticamente em etiquetar um livro e perdê-lo de propósito num lugar público, e depois seguir sua trajetória pelo país ou pelo mundo!  Não sei se no Brasil vai funcionar tão bem quanto nos outros países onde a prática já é bem popular, mas não custa tentar!

Vamos perder um livro! Para saber mais sobre essa criativa ideia, acesse o site http://www.bookcrossing.com/about

BOOKCROSSING: É uma Biblioteca Mundial. É uma rede social inteligente e ativa. É uma celebração da literatura e um lugar onde livros ganham uma nova vida. BookCrossing é o ato de dar a um livro uma identidade única e, conforme o livro é passado de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores. Existem atualmente 995.307 BookCrossers e 8.455.470 livros viajando por132 países. Nossa comunidade está transformando o mundo e tocando vidas de livro em livro.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BRASIL, GIGANTE ADORMECIDO!


O Brasil é um país de proporções gigantes, com mão-de-obra sobejando em quaisquer estados federativos por onde se passe. Rico em recursos naturais e em espaço físico. Livre de catástrofes naturais de grandes proporções, com exceção das enchentes em determinadas regiões e secas terríveis em outras. Fora isso, não sofre com terremotos, vulcões, furacões nem tsunamis. Quando sentimos as consequências desses eventos é de forma bastante tênue, resultado deles em outros países. Um território com um clima agradável e aconchegante a maior parte do ano, com lindas praias e belas paisagens, com terras férteis e um povo acolhedor e receptivo.

Contudo, o Brasil é um gigante adormecido, repleto de políticos corruptos, que sugam as potencialidades e recursos públicos em prol de seus interesses pessoais e mesquinhos. Um país dominado pela corrupção, onde a honestidade vira notícia quando praticada.

O Brasil poderia estar hoje entre as potências mundiais, mas a falta de criatividade, a cultura da desorganização, ininteligência dos cidadãos e ausência de líderes políticos honestos e inteligentes, faz do Brasil um país lerdo.

Somos um país onde a maioria das pessoas parece não ter capacidade própria de pensar, de raciocinar. Onde legisladores leigos enchem nosso ordenamento jurídico de leis desnecessárias e sem sentido. Onde as repartições públicas estão lotadas de pessoas preguiçosas e desidiosas, que não fazem nada se não forem ordenados. Que não são autossuficientes para decidirem sobre as mínimas questões do dia-a-dia sem ser preciso consultor o superior e levar uma semana ou mais para resolver um simples problema de um cidadão. Um país de pessoas que parecem só opinar sobre alguma coisa quando já existe uma opinião no mesmo sentido para apoiarem, um país que não inova, que não valoriza a inteligência, que não investe em tecnologia como deveria.

Precisamos de líderes! Líderes comunitários, líderes religiosos, líderes empreendedores, líderes políticos! Pessoas com capacidade suficiente para pensar e agir entendendo que a união faz a diferença, que um indivíduo apenas não, mas toda sociedade junta pode mudar a realidade do país.

Carecemos de professores dignos da profissão, que sejam mestres não apenas da sala pra dentro, mas que sejam ensinadores por excelência, e exemplos de vida. Pessoas que decidam trabalhar como as formigas, fazendo sua parte, e cooperando com a do outro, ainda que não faça parte de sua competência.

Necessitamos de Juízes e Promotores que percebam seu papel social, importância e influência perante a sociedade. Que sejam mais ativos no sentido de fazer justiça! Que entendam que as pessoas não se importam com discussões retóricas, acadêmicas e doutrinárias inúteis, que não geram nenhuma mudança de fato na sociedade. Mas sim, que enxerguem que o que a sociedade quer e espera é simplesmente que a justiça aconteça. Juízes que ousem usar muito mais a equidade não apenas nas omissões da lei, mas também quando ela se mostrar injusta no caso concreto. Promotores que entendam que sua atuação pode mudar a cultura das coisas, que ousem enfrentar as grandes empresas de telefonia móvel, que riem e afrontam nossas leis e lesam diariamente milhares de usuários. Pessoas que raciocinem e façam acontecer, que se importam não apenas com seus narizes, mas com toda a sociedade, porque essa é sua missão.

Escasseamos de pais e mães justos e honestos, que ensinem os valores do respeito, da dignidade, da educação e do trabalho para seus filhos, que tenham em mente que sua função é não apenas colocar pessoas no mundo, mas prepara-los para a vida e para o futuro, um futuro cheio de desafios e obstáculos que devem ser superados, não pelo caminho fácil da corrupção ou criminalidade, mas através do trabalho, esforço e talentos próprios.

Precisamos de líderes políticos de verdade. De homens e mulheres que entendam que sua missão não é enriquecer, mas enriquecer a nação, melhorando tudo que precisa ser melhorado. Pessoas que compreendam que eles não são pessoas comuns, mas que são sacerdotes políticos, representantes do povo perante o Estado, que defendem e lutam pelas reformas, melhorias e todas as mudanças necessárias ao crescimento do país e da sociedade como organismo vivo e inteligente e evoluído!

O Brasil precisa de pessoas que ousem raciocinar e descubram novas maneiras de fazer velhas coisas e se preciso for, voltem a usar velhas maneiras para fazer novas coisas, e que tenham capacidade de inventar coisas. Podemos redescobrir e recriar o nosso e tão peculiar: Brasil!

Somente mudando nossa forma de agir e nos transformando em seres realmente “pensantes” é que o Brasil poderá avançar e ocupar a posição que merece no âmbito internacional mundial.

Precisamos evoluir! Acorda Brasil, pensa e cresce!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...