sábado, 2 de janeiro de 2016

CORRUPÇÃO NAS EMPRESAS

A corrupção é uma doença. Como um câncer que afeta toda a sociedade e corrói a honestidade e os bons valores.

Falamos em corrupção no meio político, mas cada vez estou mais convencido que a corrupção é um mal enraizado na cultura do povo.

Primeiro, não existe ensino de verdade nas escolas. Elas ensinam conteúdos científicos, mas não sobre ética, honestidade e outros bons valores, que inclusive são desconhecidos até mesmo pelos próprios diretores e professores das escolas, cada vez mais corruptos e devassos, não todos, mas em muitos casos.

E, com base nas experiências de vida que adquirimos ao longo dos anos, podemos dizer que a corrupção é a regra no Brasil. Relato-lhes alguns casos, vivenciados por mim que comprovam tais afirmações e, que, apesar de terem sido vivenciados por uma só pessoa, não indicam especificidade, mas sim, um comportamento generalizado das instituições que a maioria das pessoas não percebe ou não se importa, masque expressam e nos dão um vislumbre de quão corrupta é nossa sociedade.

O caso da torta

Frequentemente comprava pedaços de torta numa lanchonete, sobretudo no início da noite, pouco movimento, e sempre pagava o valor X pela torta. Certo dia, ao chegar, me deparei com um vendedor diferente, o dono havia saído, e nesse dia, ao pagar a torta recebi o troco "errado" a mais, mas ao questionar fui informado que o troco estava correto e que o valor da torta era 2/3 de X e não X. Logo ao sair, revoltado, conclui que o dono do estabelecimento me vendia mais caro, diferente do preço estabelecido para as outras pessoas. Revoltado, parei de comprar pedaços de torta lá.

O caso da internet

Por acaso, pesquisando produtos na internet que, em regra são mais baratos, acabei descobrindo a fraude que é usada na maioria dos sites. Consiste em aumentar o preço de um produto que o consumidor está pesquisando, da seguinte forma: Se você acessou o site agora e constava em algum produto o preço X, e daqui a uma hora você retorna para verificar o preço, tendo ficado pesquisando nesse intervalo, com base nos cookies, o site aumenta o valor, por exemplo para X + 20%. 

A seguir imagens da oferta no primeiro acesso e depois, num acesso posterior, no mesmo dia, minutos depois. Trata-se da mesma impressora, os dados estão omitidos visando resguardar a imagem da empresa, pois uso as imagens apenas a título de exemplificação, mas a prática é comum a praticamente todas as empresas com anúncios de produtos na internet, principalmente entre as grandes.



O caso do curso de idiomas

Busquei informações sobre um curso de idiomas recentemente. O valor era X. Entretanto há convênio entre a instituição onde trabalho e a escola. O percentual é 30%. Ao argumentar com a secretária, ela me disse que o curso já estava em promoção e não podia dar mais desconto. Na verdade, uma tática para ludibriar o consumidor, pois assim sendo, nenhum convênio nunca terá sentido, pois eles sempre alegam estar em vigor algum tipo de promoção e o convênio se torna inútil e imprestável. 

Pois bem, ao falar com os diretores, eles deram o desconto. Entretanto, ao tentar fazer a matrícula, outra vez a secretária, treinada na arte de mentir e enganar, para vergonha de nossa sociedade, voltou atrás, e o valor que, antes estava com material incluso, agora tinha valor de material por fora, totalizando um valor ainda mais alto do que o oferecido antes. 

É incrível a cara lavada com que mentem tais pessoas. Eu havia aceitado fazer o curso exatamente por conta do material incluso, isso que me atraiu! Não havia como esquecer. Mas a funcionária insistiu, mentiu descaradamente dizendo não ter dito que o material estava incluso!

Eles não querem perder nada, nunca, vão te enrolar até você cair ou se deixar ser iludido por alguma de suas conversas enganosas, lamentavelmente. 

O caso das empresas em geral

Apesar de ter contado sobre alguns, entre os muitos casos ocorridos comigo, revelo para você, consumidor, que infelizmente o comércio é baseado no engodo. Descontos e promoções, mutas vezes não são reais. Não passam de um preço aumentado, para reduzido se igualar ao preço comum pelo qual seria vendido.

Convênios dificilmente, quando se trata de aquisição de produtos, ou cursos, são levados a sério. Eles sempre irão afirmar que o valor já está com desconto para o público em geral, e que por isso, não cabe mais desconto, tornando sem valor o convênio, deixando de aplicá-lo. Ou, dirão que o desconto relativo do convênio incide sobre um valor bem mais alto do que o oferecido (valor nominal, taxa de balcão, etc) e quando incidente o desconto, o valor final do produto ou serviço diminui alguns centavos, ou R$ 1 ou R$ 2. 

Pense bem!

Assim, verifique bem, antes de comprar ou adquirir um bem ou serviço, e faça valer seus direitos, acione o Procon, se conseguir contatá-lo também, para eventual desrespeito aos seus direitos.

É uma pena que as empresas brasileiras desconheçam o princípio da semeadura, por isso, tantas falências. Também desconhecem o valor do altruísmo e da abnegação, pois não tem prazer na ajuda ao próximo. Não criam programas de ajuda e estímulo aos mais pobres. 

Visam apenas e cegamente o lucro, lucro que os levará à ruína, assassinatos e roubos, destruição de casamentos, suicídios e falta de paz! Dinheiro não compra paz, mas quando ajudamos o próximo somos abençoados, e um dia receberemos a recompensa por isso. Trata-se de plantar. É bom, é saudável, é prazeroso e só traz alegria e benefícios para quem assim o faz. 

Vejam a atitude nobre de Mark Zuckerberg! Certamente percebeu, após o nascimento de sua filha que dinheiro não era capaz de pagar por sua felicidade, por tamanha alegria, nem pela companhia e união de sua família. Ele anunciou a doação de 99% de suas ações, na intenção de contribuir para um mundo melhor, segundo os sites de notícias.

Não afirmo que todos precisam fazer isto, mas serem mais empáticos à situação do próximo, do consumidor, e temperar o lucro de sua empresa com boas doses de altruísmo e ajuda aos necessitados!

O mais lamentável é que tais pessoas estão caminhando a largos passos para o inferno sem se dar conta, ou ao menos se importarem com isso, até mesmo empresários cristãos, infelizmente...

Com repúdio à corrupção e avareza dos empresários e funcionários de empresas corruptos,

Diego Windsor.

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