quinta-feira, 17 de março de 2016

A ÁRVORE E SEUS FRUTOS

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis". Mateus 7:16-20.

"Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos". Lucas 6.43,44.

Essa passagem é provavelmente uma das passagens mais conhecidas e claras de todas as parábolas proferidas por Jesus. Ele simplesmente compara os humanos à árvores, e suas virtudes e maldade aos frutos. Pessoas boas são como árvores boas, e dão bons frutos, mas as pessoas más são como árvore más, dando maus frutos.

Cada árvore dá seu próprio fruto. A mangueira dá mangas, a videira dá uvas e a laranjeira dá laranjas. É da natureza da árvore, está em seu DNA.

Ao olharmos de perto qualquer árvore podemos conhecer seus frutos. E, toda árvore boa, por mais que tem um ou alguns frutos estragados, mas em sua maioria, se verá frutos bons. Em sentido contrário, na árvore má podem até ser vistos frutos aparentemente bons, mas em sua quase totalidade, será de frutos maus.

Assim são as pessoas. Independente de credo, se mostrarão árvores boas ou más, e não importam quanto tentem dizer-se árvore boa. A árvore boa se conhece por seus frutos, assim como a má. Por mais que alguém tente se passar por bom, se for mau, será reconhecido. Da mesma forma o bom, que muitas vezes em razão da maldade dos maus é tido por mau, mas será reconhecido. Não há como mudar o sabor dos frutos e sua consistência. 

Mas num mundo dominado pelo engano e onde a falsidade, o fingimento, a inveja e a mentira reinam, muitas vezes, se estivermos de longe, poderemos confundir as árvores. As árvores más, cheias de maldade, inveja, ódio, dissimulação sempre tentarão mostrar-se árvores boas. Como quando nos filmes os vilões sempre enganam todos, e depois são desmascarados. Da mesma forma, as árvores más, por sua maldade sempre tentarão passar-se por boas árvores. 

Em muitos casos, se não tivermos um olhar aguçado ou dermos ouvidos a tudo que se nos chega a eles, nos enganaremos, pois as árvores más, por sua natureza, guerreiem e sempre guerrearão, e pelejam e sempre pelejarão contra as árvores boas, tentando manchá-las, sobrepujá-las e derrubá-las. 

O leigo dará ouvidos às arvores más, mas quando se aproximar da árvore boa, contra a qual lançou seus açoites verá seus frutos bons e se atemorizará! Porque a boa árvore é protegida por Deus!

Que frutifiquemos frutos bons! Que sejamos árvores boas! E que Deus nos proteja das árvores más e dos lenhadores! E não se preocupe com aqueles que de longe te olham e não reconhecem seus frutos, pela distorção da voz das árvores más. Deus conhece os bons e os maus.

O justo não tem o que temer. Mas o mau, pode até levar uma vida tranquila, por um bom tempo, mas o seu final é de lamento e tristeza... Deus faz justiça aos seus. As árvores boas sempre triunfarão!

"O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos". Salmos 103:6.

"Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles". Salmos 73:17-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, sugira!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...